quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Uma lua estranha num céu estranho

Fobos vista da superfície de Marte. Imagem obtida pela MastCam-100 do robot Curiosity a 21 de Setembro de 2012 (sol 45 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/Sérgio Paulino.

À primeira vista, a imagem de cima parece ilustrar um grande vazio cinzento-esverdeado. Mas se olharem com atenção para o quadrante superior direito, vão reparar em algo maravilhoso. Quase dissimulado pelo brilho do céu vespertino de Marte encontra-se o crescente da lua Fobos, a maior das duas luas do planeta vermelho!
Vejam em baixo uma ampliação da mesma imagem:

Ampliação ligeiramente contrastada da imagem obtida pelo Curiosity no sol 45. As quadrículas visíveis no céu são artefactos produzidos pela compressão em jpg da imagem original.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/Sérgio Paulino.

Fobos é uma lua estranha pelos padrões terrestres. É um pequeno mundo de forma irregular, com dimensões e uma densidade muito diferentes da nossa Lua. A sua órbita é também radicalmente distinta da órbita da companheira da Terra. Fobos viaja em redor de Marte abaixo da órbita areossíncrona, ou seja, move-se a uma velocidade maior que a velocidade de rotação de Marte. Na prática, este fenómeno produz uma trajectória aparente nos céus marcianos de oeste para leste (portanto, contrária ao movimento aparente da Lua nos céus terrestres), e duas passagens completas pelo céu a cada sol, cada uma com uma duração de apenas 4 horas e 15 minutos (ou menor, nas latitudes mais distantes do equador), um comportamento verdadeiramente de outro mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário