sexta-feira, 28 de junho de 2013

Duas novas super-Terras no catálogo de exoplanetas potencialmente habitáveis

No início da semana, uma equipa de cientistas liderada por Guillem Anglada-Escudé da Universidade de Göttingen, na Alemanha, anunciou a descoberta de quatro novos candidatos a super-Terras a orbitar a anã vermelha Gliese 667C. Já se conheciam dois candidatos neste sistema (b e c), um deles com uma órbita estável localizada junto ao limite interior da zona habitável da estrela. Este novo trabalho permitiu a detecção de três candidatos adicionais com períodos orbitais de 92, 62 e 39 dias (d, e e f), um candidato a super-Terra gelada numa órbita com um período de 260 dias, e evidências de um sétimo candidato (h) com uma massa semelhante à da Terra e um período orbital de apenas 17 dias. Gliese 667Ce e Gliese 667Cf são particularmente interessantes porque preenchem as restantes órbitas estáveis da zona habitável do sistema.

Catálogo de exoplanetas potencialmente habitáveis conhecidos até 26 de Junho de 2013, organizado de acordo com o seu índice de similaridade com a Terra (ESI).
Crédito: PHL.

Gliese 667C é uma estrela do tipo espectral M1.5V, com cerca de um terço da massa do Sol. Situada na direcção da constelação de Escorpião, a uma distância aproximada de 22 anos-luz, esta anã vermelha é companheira de um sistema binário de estrelas pertencentes à sequência principal, com idades entre os 2 e os 10 mil milhões de anos.

Podem ler mais sobre esta espectacular descoberta aqui e aqui. Aconselho também uma passagem por esta divertida conversa de café sobre alienígenas em Gliese 667C.

Sem comentários:

Enviar um comentário