sábado, 18 de outubro de 2014

Encontro com um cometa

Representação artística do encontro do cometa Siding Spring com o planeta Marte, a 19 de outubro de 2014.
Crédito: NASA.

Será já amanhã que o cometa C/2013 A1 (Siding Spring) passará a uma curta distância do planeta Marte. O núcleo do cometa tem cerca de 700 metros de diâmetro e deverá alcançar uma distância mínima de 137 mil quilómetros da superfície marciana, pelas 19:29 (hora de Lisboa). Marte passará através da parte mais densa da cabeleira cerca de 100 minutos depois, pelo que a frota de sondas da NASA, ESA e ISRO estará na altura abrigada no lado oposto do planeta para evitar possíveis colisões com partículas do cometa. Ainda assim, estão planeadas sessões especiais de observação do evento para as cinco sondas na órbita de Marte e para os dois robots na superfície do planeta.

O encontro poderá ser acompanhado em direto via livestream, desde o Centro de Operações Espaciais da ESA, em Darmstadt, na Alemanha, a partir das 18:50 (hora de Lisboa). Vejam em baixo:


Atualização: Devido a problemas técnicos, a transmissão em direto do Centro de Operações Espaciais da ESA foi substituída por um Google hangout. Vejam em baixo:


Sem comentários:

Enviar um comentário