quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sucesso! Philae alcança a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko!

Superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, vista pela sonda Philae, a uma altitude de cerca de 3 quilómetros. Imagem obtida durante a sua descida em direção ao cometa, a 12 de novembro de 2014.
Crédito: ESA/Rosetta/Philae/ROLIS/DLR.

A missão Rosetta alcançou esta tarde mais um feito histórico. Depois de uma angustiante espera de 7 horas, o centro de comando da missão recebeu, pelas 16:03 (hora de Lisboa), o tão aguardado sinal confirmando a chegada da sonda Philae à superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

No entanto, nem tudo correu de acordo com o previsto. Aparentemente, os arpões que deveriam fixar a Philae na superfície do cometa não dispararam, e as comunicações com a Terra têm sofrido diversas interrupções. Os engenheiros da ESA estão a analisar estes dois problemas, para perceberem qual será o seu impacto no futuro da missão.

À parte destas anomalias, tudo o resto segue dentro da normalidade. A Philae iniciou já a primeira sequência de observações científicas - uma sequência que incluirá as primeiras imagens da superfície de um cometa.

Sem comentários:

Enviar um comentário