terça-feira, 21 de julho de 2009

Possível colisão de um objecto com Júpiter

Imagem captada a 19 de Julho pelo astrónomo amador Anthony Wesley, mostrando uma mancha escura na região do pólo sul de Júpiter (na imagem voltado para cima).
Crédito: Anthony Wesley.

Crescem as evidências de que a mancha escura observada no passado Domingo pelo astrónomo amador australiano Anthony Wesley na região do pólo sul de Júpiter, poderá ser de facto, uma cicatriz causada pelo impacto de um asteróide ou de um cometa na atmosfera do gigante gasoso. Imagens captadas ontem de manhã pelos cientista da NASA em comprimentos de onda próximos do infra-vermelho, mostram na região uma concentração de partículas brilhantes nas camadas superiores da atmosfera joviana (provavelmente destroços do objecto que colidiu com o planeta) associadas a um aquecimento local ao nível da troposfera superior. Estas observações são consistentes com a ocorrência de um impacto muito semelhante ao observado em Julho de 1994, quando fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 colidiram violentamente com a atmosfera de Júpiter.

Imagem do local de impacto de um objecto na atmosfera de Júpiter captadas ontem, dia 20 de Julho, usando um dos telescópios IRTF, localizados no topo do Mauna Kea, no Hawaii.
Crédito: NASA/JPL/Infrared Telescope Facility.

Sem comentários:

Enviar um comentário