sábado, 11 de agosto de 2012

Perseidas 2012

Estamos a um dia de atingirmos o pico de actividade das Perseidas, a mais famosa de todas as chuvas de estrelas. Nas últimas horas, observadores em todo o mundo têm estado a reportar mais de 30 meteoros por hora, um número que deverá duplicar ou triplicar amanhã, entre as 13:00 e as 15:30 (hora de Lisboa). As próximas duas madrugadas deverão ser as melhores alturas para a observação deste fenómeno.
Este ano, o radiante das Perseidas terá por perto a companhia da Lua em falcada, de Júpiter e de Vénus, um trio brilhante que adornará ainda mais o espectáculo. Em Portugal, o radiante estará melhor posicionado no céu a partir das 2 da manhã. No Hemisfério Sul, a constelação Perseu não se elevará muito acima do horizonte, pelo que o radiante das Perseidas estará numa posição mais favorável apenas nas horas que precedem o nascer-do-sol.


Posição no céu do radiante das Perseidas, da Lua, de Júpiter e de Vénus na madrugada de 12 de Agosto de 2012, pelas 03:30 (latitude de Lisboa).
Crédito: Sérgio Paulino/Stellarium.

As Perseidas terão a companhia de outras chuvas de estrelas menos prolíficas. Este fim-de-semana, as mais activas serão as Delta-Aquaridas, um fluxo de meteoros com dois radiantes situados na constelação do Aquário. As Delta-Aquaridas são chuvas de estrelas particularmente interessantes, porque têm origem em meteoróides da família do cometa 96P/Machholz, um objecto que muitos investigadores acreditam ser um visitante de outras paragens da Galáxia.

Projecção equatorial do céu mostrando a localização dos meteoros detectados pelo sistema CMOR a 09 de Agosto de 2012 (ler mais sobre este projecto aqui). São visíveis 5 grupos correspondentes às chuvas de estrelas actualmente em actividade (PER: Perseidas; NDA: Delta-Aquaridas do Norte; SDA: Delta-Aquaridas do Sul; PAU: Piscis Austrinidas; ERI: Eridanidas de Agosto).
Crédito: University of Western Ontario.

Consultem este artigo do João Clérigo (astroPT) com óptimas dicas para a observação e para o registo fotográfico destes maravilhosos fenómenos celestes. Boas Perseidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário