terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lançamento bem sucedido para a primeira missão indiana a Marte

Sonda MOM a ser colocada no quarto estágio do foguetão PSLV-C25.
Crédito: ISRO.

A Índia concretizou esta manhã o lançamento da sua primeira missão a Marte. Eram 09:08 (hora de Lisboa) quando a sonda Mars Orbiter Mission (MOM) da ISRO partiu a bordo de um foguetão PSLV-C25, da plataforma de lançamentos nº1 do Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na costa leste da Índia. Vejam (ou revejam) o lançamento em baixo:



A separação dos quatro estágios do foguetão decorreu sem problemas, levando a pequena sonda a alcançar com sucesso uma órbita elíptica em redor da Terra, com um perigeu de 247 km, um apogeu de 23.566 km e uma inclinação de 19,2º (uma órbita muito próxima da prevista). Nas próximas 4 semanas, a MOM vai executar uma série de manobras críticas que a afastarão gradualmente do nosso planeta, e a colocaram numa trajectória em direcção a Marte. A viagem até ao planeta vermelho demorará cerca de 300 dias.

A MOM (também conhecida informalmente por Mangalyaan) transporta 5 instrumentos científicos, incluindo uma câmara com múltiplos filtros e um sensor para detecção de metano na atmosfera marciana. Os objectivos científicos principais da missão são o estudo da atmosfera, e da morfologia e mineralogia da superfície do planeta vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário