sábado, 23 de novembro de 2013

Cometa ISON observado pela câmara HI-1 da STEREO-A

Cometa C/2012 S1 (ISON) visto pela câmara HI-1 da STEREO-A, a 21 de Novembro de 2013. São visíveis, ainda, na imagem, o cometa periódico 2P/Encke e os planetas Mercúrio e Terra.
Crédito: Karl Battams/NASA/STEREO/CIOC.

O cometa ISON encontra-se, desde a passada quarta-feira, no campo de visão da câmara Heliospheric Imager 1 (HI-1) do observatório solar da NASA STEREO-A. A imagem de cima mostra uma fracção do campo da HI-1, onde é possível ver, para além do ISON, o cometa periódico Encke (na altura, a poucas horas do periélio), e os planetas Mercúrio e Terra (cliquem aqui para verem uma animação onde é possível observar a interacção entre as caudas dos dois cometas e o vento solar).

Aparentemente, o ISON mantém o seu núcleo intacto. Neste momento, o cometa mergulha a uma velocidade de 72,9 km.s-1 em direcção ao periélio, ponto na sua órbita que alcançará no dia 28 de Novembro, pelas 18:25 (hora de Lisboa). Nessa altura, o núcleo do ISON viajará a apenas 1,17 milhões de quilómetros de distância da superfície solar, num ambiente extremamente adverso, com temperaturas que atingirão os 2.700 ºC, pelo que não está assegurada a sua sobrevivência após a passagem pelo periélio.

Sem comentários:

Enviar um comentário