domingo, 19 de abril de 2015

Divulgadas novas imagens de Ceres, Plutão e Caronte

Na semana passada fomos presenteados com novas imagens de três pequenos mundos: Ceres, Plutão e Caronte.

Na terça-feira, a missão New Horizons divulgou a sua primeira imagem a cores de Plutão e Caronte. A sonda da NASA encontrava-se a cerca de 115 milhões de quilómetros de distância dos dois objetos (aproximadamente a distância que separa Vénus do Sol), pelo que esta nova imagem revela apenas dois pequenos pontos coloridos, ainda sem qualquer detalhe.

Plutão e Caronte vistos pelo sistema de imagem Ralph da sonda New Horizons, a 09 de abril de 2015. Os dois objetos foram ampliados cerca de seis vezes, pelo que a imagem original teria uma resolução equivalente a 2300 km/pixel - um valor por pixel semelhante ao diâmetro de Plutão.
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI.

Entretanto, a equipa da missão Dawn deu-nos a conhecer na passada quinta-feira um novo conjunto de imagens de Ceres. As imagens foram captadas a uma distância de 33 mil quilómetros e mostram a região do polo norte parcialmente iluminada e em rotação.

Ceres visto pela sonda Dawn, numa sequência de 20 imagens obtidas a 10 de abril de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

A Dawn iniciará esta semana a sua primeira órbita científica, a uma distância de 13,5 mil quilómetros da superfície cereriana.

Sem comentários:

Enviar um comentário