segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perseidas 2010


Se este magnífico trailer do projecto MeteorWatch não vos convencer a assistir ao próximo espectáculo celeste, então nada mais vos convencerá. A verdade é que este ano estão reunidas condições perfeitas para a observação das Perseidas, por isso vale a pena nos próximos dias reservar algumas horas para a contemplação dos céus nocturnos. Este é o tipo de actividade em Astronomia que dispensa o uso de qualquer equipamento; apenas são necessários um bom par de olhos, alguma paciência, céus escuros e boa companhia. De acordo com a International Meteor Organization (IMO), espera-se um pico de actividade com cerca de 100 meteoros por hora na noite de 12 para 13 de Agosto, entre as 19:00 e as 08:00 (hora de Lisboa), apenas dois dias após a Lua Nova, o que criará condições excepcionais para a sua observação.
Conhecidas popularmente como lágrimas de São Lourenço, em homenagem ao santo festejado a 10 de Agosto, as Perseidas são uma das mais prolíficas chuvas de meteoros. O fenómeno tem origem nos enxames de meteoróides abandonados pelo cometa periódico Swift-Tuttle ao longo da sua órbita. Quando estes objectos do tamanho de grãos de areia intersectam a órbita da Terra, entram na atmosfera terrestre a grande velocidade, produzindo rastos brilhantes no céu nocturno.


As Perseidas ocorrem geralmente entre meados de Julho e finais de Agosto, época do ano em que as noites quentes convidam à permanência no exterior. Para as observar, é aconselhável que escolham um local longe das grandes cidades, de forma a que a sua observação não seja perturbada pela poluição luminosa. Devem também esperar que o radiante (o ponto onde aparentemente têm origem; neste caso, um ponto na constelação de Perseu) ascenda o suficiente acima do horizonte para poderem observar um maior número possível de meteoros. Enquanto esperam, assistam ao desfile de Mercúrio, da Lua, de Saturno, de Vénus e de Marte, no horizonte a poente, logo após o pôr-do-sol. Mais tarde, poderão observar também o gigante Júpiter a elevar-se no céu a oeste.
Enfim, estão reunidos todos os ingredientes para umas belas noites de Perseidas.
Céus limpos!

Sem comentários:

Enviar um comentário