quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Io revisitada

A NASA tem-se esforçado por disponibilizar ao público a maior parte do material científico obtido pelas sondas interplanetárias e pelos telescópios espaciais durante as respectivas missões. Esse esforço tem possibilitado a muitos entusiastas pela exploração espacial, procurar imagens não processadas (em bruto) de corpos do Sistema Solar, reprocessar esse material, e construir magníficos retratos em cores aproximadamente naturais (semelhantes às que seriam vistas pelo olho humano).
O croata Gordan Ugarkovic é um desses muitos entusiastas. Nos seus tempos livres, Gordan trabalha maioritariamente no processamento de imagens captadas pelas sondas Galileo e Cassini. O produto do seu trabalho encontra-se exposto na sua galeria do Flickr (vale a pena uma visita). Aparentemente, esta semana, Gordan concentrou-se no processamento de algumas velhas imagens das luas de Júpiter captadas durante a missão da sonda Galileo ao sistema joviano. São particularmente belas as imagens da lua Io. Deixo-vos aqui as minhas preferidas.

A lua Io em cores aproximadamente naturais, numa imagem processada a partir de três outras imagens captadas pela sonda Galileo através de filtros para o vermelho, o verde e o violeta. São visíveis dois vulcões em actividade e as suas respectivas plumas vulcânicas: Prometheus Patera (ao centro) e Pillan Patera (à esquerda de perfil).
Crédito: NASA/JPL/Gordan Ugarkovic.

Io acima das nuvens de Júpiter. Fotografia processada a partir de imagens captadas a 07 de Setembro de 1996 pela sonda Cassini através de filtros de infravermelho próximo, verde e violeta.
Crédito: NASA/JPL/Gordan Ugarkovic.

Tupan Patera, um dos muitos vulcões activos na superfície de Io. Fotografia construída a partir de imagens captadas a 16 de Outubro de 2001 pela sonda Cassini através de filtros de infravermelho próximo, verde e violeta.
Crédito: NASA/JPL/Gordan Ugarkovic.

Sem comentários:

Enviar um comentário