quarta-feira, 25 de maio de 2011

Adeus, Spirit!

Representação artística de um Mars Exploration Rover na superfície de Marte.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

A NASA esgota hoje as tentativas de restabelecer contacto com o Spirit, o robot que em Maio de 2009 ficou atolado nas areias de Troy, na superfície de Marte. São certamente notícias tristes para quem (tal como eu) alimentava ainda alguma esperança no regresso deste magnífico explorador.
Spirit foi o protagonista de uma surpreendente viagem de 7.730 metros no interior da cratera Gusev. Concebido para uma missão de apenas 3 meses, o robot manteve-se operacional por mais de 6 anos! As últimas comunicações com a Terra datam de 22 de Março de 2010, altura em que os seus painéis solares forneciam baixos níveis de energia. Sem os mínimos de energia adequados para alimentar os sistemas de aquecimento, componentes vitais e conexões eléctricas ficaram mais susceptíveis a danos provocados pelas baixas temperaturas do rigoroso Inverno marciano.
Talvez um dia Spirit volte a ser tocado por mãos humanas, certamente numa outra fase da exploração do planeta vermelho. Até lá fica a saudade!

Um vislumbre da posição do Spirit no interior da cratera Gusev. Representação artística criada com imagens reais captadas pelo robot.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Astro0.

Sem comentários:

Enviar um comentário