terça-feira, 7 de junho de 2011

Sol liberta ejecção de massa coronal e tempestade de radiação

Esta manhã, pouco depois das 07:30 (hora de Lisboa), instabilidades nas linhas do campo magnético sobre o complexo de manchas solares 1226-1227 desencadearam a erupção de uma monstruosa proeminência, acompanhada de uma explosão classe M2,5 e de uma violenta ejecção de massa coronal. O fenómeno produziu ainda uma tempestade de radiação classe S1, demasiado fraca para provocar problemas nos satélites em órbita terrestre. Apesar da ejecção de massa coronal ter sido direccionada para longe da Terra, esperam-se nos próximos dias algumas manifestações no campo magnético terrestre resultantes deste evento.
Vejam em baixo algumas imagens impressionantes deste fenómeno.

A explosão de classe M2,5 responsável pela libertação da gigantesca nuvem de plasma sobre o extremo leste do disco solar. Imagem captada hoje, ao início da manhã, pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (SDO), através do canal de 304 Å (He II).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

Nuvem de plasma pairando sobre a superfície solar poucas horas depois do início da erupção. Imagem captada pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (SDO), através do canal de 304 Å (He II).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

Ejecção de massa coronal vista pelo coronógrafo LASCO do observatório solar SOHO. Reparem na quantidade de partículas energéticas em colisão com o detector CCD.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA.

A sucessão de violentos fenómenos observados hoje no Sol, num vídeo narrado pelos autores do blog The Sun Today.
Crédito: SOHO/SDO/http://www.helioviewer.org/.

Sem comentários:

Enviar um comentário