sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Espectacular vídeo da última ocultação lunar de Júpiter

Na noite de 25 de Dezembro, Júpiter desapareceu dos céus brasileiros! O responsável por este fenómeno não foi Nibiru, Hercólubus ou outro objecto celeste imaginário, mas sim a bela e sedutora Lua. Durante pouco mais de uma hora, o disco lunar ocultou o maior planeta do Sistema Solar para todos os felizardos observadores localizados num estreito corredor que se estendeu desde os países sul-americanos situados abaixo do equador terrestre até aos territórios mais meridionais do continente africano.

Mapa mostrando os locais onde foi possível observar a ocultação lunar de Júpiter do passado dia 25 de Dezembro de 2012.
Crédito: HM Nautical Almanac Office.

Apesar de não ter sido possível observar esta ocultação a partir de Portugal, pudemos contar com centenas de astrónomos amadores brasileiros que gentilmente disponibilizaram na internet belíssimas imagens do evento. Vejam, por exemplo, este espectacular vídeo do astrofotógrafo Rafael Defavari, obtido a partir de São Bernardo do Campo, em São Paulo:

Ocultação lunar de Júpiter de 25 de Dezembro de 2012.
Crédito: Rafael Defavari.

As ocultações lunares de planetas são fenómenos relativamente frequentes. No próximo ano poderemos assistir a um total de cinco, infelizmente todas elas observáveis apenas a partir do hemisfério sul. A próxima ocorrerá já no próximo dia 22 de Janeiro, e será visível em alguns arquipélagos do Pacífico e em grande parte da América do Sul (ver aqui mais informações).

Sem comentários:

Enviar um comentário