sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Curiosity preparado para as primeiras perfurações na rocha John Klein

Posicionamento da broca de perfuração do Curiosity na superfície de John Klein numa imagem obtida pela HazCam frontal a 27 de Janeiro de 2013 (sol 170 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

O Curiosity deverá realizar dentro de poucas horas as primeiras perfurações em John Klein, um afloramento rochoso em Yellowknife Bay escolhido por conter diversos veios minerais expostos na superfície. Este é um marco importante na história da exploração espacial, uma vez que esta será a primeira vez que irá ser usada uma broca de perfuração numa rocha noutro planeta.
Na segunda-feira passada, o Curiosity esteve ocupado a testar a estabilidade da broca na posição de perfuração, pressionando-a contra a rocha com o braço robótico. De acordo com os engenheiros da missão, a broca foi testada em quatro locais distintos, antes de ser mantida em pressão durante toda a noite para verificar a sua estabilidade na gama diária de temperaturas observada no interior da cratera Gale. Durante o resto da semana foram realizados, ainda, testes ao mecanismo de percussão da broca e ao sistema de controlo associado, entre outras actividades preparatórias.
Esta primeira perfuração não deverá penetrar mais de 2 cm na rocha, pelo que não produzirá amostra suficiente para alimentar a câmara de recolha de amostras da broca. Durante o fim-de-semana deverão ser executadas novas perfurações, estas sim a uma profundidade suficiente para destinar algumas amostras de rocha aos instrumentos SAM e CheMin.

Sem comentários:

Enviar um comentário