quarta-feira, 6 de março de 2013

Vénus visto da órbita de Saturno

A equipa de imagem da missão Cassini divulgou anteontem duas espectaculares imagens mostrando o distante planeta Vénus a brilhar intensamente através do sistema de anéis de Saturno. Vejam em baixo:

Vénus junto à orla de Saturno, logo acima do ténue anel G, numa imagem obtida pela sonda Cassini a 04 de Janeiro de 2013. A faixa difusa visível mais abaixo é o anel E, uma estrutura exterior ao anel G, criada pelos gêiseres da lua Encélado.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute.

Outra imagem de Vénus, desta vez, espreitando através do anel C de Saturno. Composição em cores naturais obtida pela sonda Cassini a 10 de Novembro de 2012.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute.

Mesmo nos domínios exteriores do Sistema Solar, Vénus surge como um ponto excepcionalmente brilhante nos céus. Esta característica deve-se à presença de uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico na atmosfera venusiana, capaz de reflectir cerca de 75% da radiação solar incidente. Nas duas imagens, a Cassini encontrava-se na sombra de Saturno, pelo que, apesar da sua proximidade relativa ao Sol, Vénus destacava-se com facilidade no negrume do espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário