segunda-feira, 11 de março de 2013

Cassini completa última passagem programada por Reia

A Cassini realizou anteontem o seu quarto e último encontro programado com Reia, a uma distância da sua superfície de apenas 997 quilómetros. O objectivo principal desta passagem foi determinar a estrutura interna da segunda maior lua de Saturno, através da medição precisa do efeito doppler nas ondas de rádio enviadas para a Terra durante o encontro. Os resultados irão permitir aos cientistas verificar se o interior de Reia é homogéneo, ou se se encontra diferenciado em crusta, manto e núcleo.
Durante o encontro, a Cassini realizou, ainda, a recolha de dados relativos ao ambiente em redor de Reia, o mapeamento das temperaturas da região do pólo sul, e a obtenção de imagens da superfície reiana, em particular, das regiões polares do hemisfério norte. Vejam em baixo algumas das belíssimas imagens captadas neste fim-de-semana:

Um crescente de Reia numa imagem obtida a 09 de Março de 2013 pela sonda Cassini, durante a fase de ingresso do encontro, a uma distância aproximada de 63 mil quilómetros.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Pormenor da superfície reiana numa imagem em alta resolução obtida a uma distância aproximada de 4 mil quilómetros.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Região do pólo norte de Reia em cores aproximadamente naturais, numa composição construída com imagens obtidas através de filtros para o violeta, o verde e o infravermelho próximo. É possível identificar no extremo direito Tirawa, uma cratera de impacto com cerca de 360 km de diâmetro.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

Mosaico da mesma região composto por 10 imagens obtidas pela Cassini a uma distância média de 78 mil quilómetros (resolução entre os 370 e os 520 metros/pixel). Cliquem na imagem para a ampliarem.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

A Cassini não voltará a aproximar-se de Reia até 10 de Fevereiro de 2015, altura em que concretizará uma passagem distante, a uma altitude aproximada de 47 mil quilómetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário