sábado, 4 de janeiro de 2014

Cassini começa o ano com espectaculares imagens de Titã

Na quarta-feira passada, a Cassini sobrevoou a superfície de Titã, a uma altitude de apenas 1.400 quilómetros. O encontro teve como principal objectivo o mapeamento em infravermelho dos territórios equatoriais a leste de Adiri, com o instrumento Visible and Infrared Mapping Spectrometer (VIMS). No entanto, a trajectória seguida pela sonda da NASA permitiu também a observação, com as duas câmaras do subsistema de imagem, da região dos grandes lagos e mares de metano, no pólo norte, e das regiões mais meridionais do hemisfério anti-saturniano.

Apreciem em baixo algumas das imagens obtidas durante este encontro.

O hemisfério norte de Titã numa composição em cores naturais construída com imagens obtidas pela Cassini, a 01 de Janeiro de 2014. Notem a espessa camada de neblina que cobre toda a região do pólo norte.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Pormenor da região do pólo norte de Titã, obtido a 39,6 mil quilómetros de altitude, pela câmara de grande angular da sonda Cassini, através de um filtro para uma estreita janela na banda do infravermelho onde a atmosfera é transparente. A cruz marca o local do pólo norte.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Estrutura das camadas superiores da atmosfera titaniana vista através de um filtro para o violeta (420 nm).
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Hemisfério sul de Titã em cores naturais. Composição construída com imagens obtidas durante a fase de egresso do encontro.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

O próximo encontro com Titã está agendado para 02 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário