sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

HiRISE espia os mais recentes progressos do Curiosity

Rastos do robot Curiosity na paisagem de Aeolis Palus, no interior da cratera Gale. Imagem obtida a 11 de Dezembro de 2013, pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Em Julho passado, o Curiosity despediu-se de Yellowknife Bay, retomando o caminho que o levará a um acesso seguro à base do monte Sharp, o seu próximo grande objectivo no interior da cratera Gale. Na imagem de cima podemos ver as marcas deixadas pelas rodas do explorador da NASA nas suas mais recentes deambulações, alguns quilómetros a sudoeste de Yellowknife Bay. Os rastos sinuosos denunciam os esforços da equipa da missão em evitar os inúmeros obstáculos que povoam a paisagem em redor.

Imagem monocromática mostrando a posição do Curiosity no dia 11 de Dezembro de 2013. Conseguem vê-lo?
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

O Curiosity aproxima-se agora de uma área mais escura, onde a saltação dos grãos de areia mantém a superfície rochosa relativamente livre de partículas de poeiras brilhantes. O robot da NASA soma já mais de 4.663 metros percorridos desde a sua chegada ao planeta vermelho, uma marca que começa a reflectir-se na integridade dos aros de alumínio das suas seis rodas.

Sem comentários:

Enviar um comentário