quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vista a partir de Pillinger Point

O Opportunity tem estado nas últimas duas semanas a explorar Pillinger Point, um afloramento rochoso localizado no topo de Murray Ridge, a meio caminho entre Solander Point e Cape Tribulation, o seu próximo alvo científico na orla da cratera Endeavour. O local situa-se num dos pontos mais elevados de Murray Ridge, pelo que os membros da missão aproveitaram esta oportunidade para captarem este espetacular panorama sobre o interior da cratera. Vejam em baixo:


A cratera Endeavour vista a partir de Pillinger Point. Mosaico de imagens obtidas pelo Opportunity entre 14 e 19 de Maio de 2014 (sóis 3663 a 3668).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell Univ./Arizona State Univ./James Sorenson (Unmannedspaceflight.com).

Dados obtidos pelo espectrómetro CRISM da sonda Mars Reconnaissance Orbiter sugerem que as rochas de Pillinger Point são ricas em montmorillonite, um filosilicato pertencente ao subgrupo das esmectites (argilas ricas em alumínio).

Na imagem podemos contemplar não só toda a extensão de Pillinger Point com também Solander Point, à esquerda, e o extremo setentrional de Cape Tribulation, à direita. Em frente encontra-se o mar de dunas de areia que preenche o chão da cratera Endeavour.

Sem comentários:

Enviar um comentário