domingo, 7 de setembro de 2014

Incrível vídeo de uma explosão vulcânica!

Um casal australiano de férias na Papua Nova Guiné teve um encontro imediato com um dos mais violentos fenómenos naturais. Depois de saberem que o monte Tavurvur exibia sinais de atividade, Phil e Linda McNamara meteram-se num barco e rumaram em direção ao local. Quando lá chegaram, pegaram na câmara e registaram em vídeo o momento exato em que o vulcão sucumbia à imensa pressão acumulada no seu interior. Vejam em baixo:



O vídeo foi obtido no passado dia 29 de Agosto, e mostra o poder destrutivo de uma explosão vulcânica. O fenómeno lançou lava e detritos a centenas de metros de altitude, e gerou uma violenta onda de choque que atingiu o barco cerca de 13 segundos após a explosão.

Cinzas em redor do monte Tavurvur numa imagem obtida pelo satélite Landsat 8, a 02 de setembro de 2014. A cidade de Rabaul situa-se a cerca de 7 quilómetros de distância do vulcão.
Crédito: OLI - Landsat 8/Jesse Allen (USGS)/anotações de Sérgio Paulino.

Tavurvur é um pequeno estratovulcão, situado na extremidade nordeste da ilha de Nova Bretanha. O vulcão tem estado particularmente ativo nos últimos 20 anos. Em 1994 foi responsável pela destruição de dois terços da vizinha cidade de Rabaul, o que forçou a população ao seu abandono temporário.

Sem comentários:

Enviar um comentário