sexta-feira, 9 de setembro de 2016

NASA lança com sucesso a sonda OSIRIS-REx

Lançamento da missão OSIRIS-REx, a partir de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Crédito: NASA.

A NASA lançou esta madrugada com sucesso a Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer (OSIRIS-REx), a sua primeira missão de recolha de amostras de um asteroide. O lançamento foi levado a cabo pelas 00:05 (hora de Lisboa), a partir do Complexo de Lançamento nº 41, em Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos.

A OSIRIS-REx irá estudar em detalhe o asteroide 101955 Bennu, um asteroide carbonáceo com aproximadamente 492 metros de diâmetro. Descoberto pelo projeto LINEAR, a 11 de setembro de 1999, Bennu pertencente ao grupo Apollo - um grupo de asteroides com órbitas que cruzam a órbita da Terra, o que os transforma em potenciais candidatos a uma colisão com o nosso planeta.

Durante a missão de 2 anos, a sonda da NASA deverá mapear a química e a mineralogia do pequeno asteroide, medir a influência da radiação solar na sua trajetória em redor do Sol, recolher entre 60 a 2000 g de rocha e poeira da sua superfície e proceder ao envio dessas amostras dentro de uma cápsula de volta à Terra. A análise das amostras da sua superfície deverá permitir aos cientistas obter um vislumbre dos materiais que originalmente compunham a nuvem de gás e poeira responsável pela formação do nosso Sistema Solar, há mais de 4,5 mil milhões de anos.

A OSIRIS-REx irá inicialmente completar uma órbita em redor do Sol, antes de se aproximar de novo da Terra, a 22 de setembro de 2017, e usar o seu campo gravitacional para obter o impulso necessário para completar a viagem até Bennu. O encontro com o asteroide deverá ocorrer em agosto de 2018 e será seguido de uma série de intrincadas manobras que culminarão com uma sequência de sobrevoos a cerca de 240 metros de altitude. Estas passagens farão parte de uma campanha preliminar de mapeamento, que permitirá à sonda perscrutar em detalhe com os seus instrumentos a superfície do asteroide em busca dos locais mais propícios para a recolha de amostras.

Em julho de 2020, a OSIRIS-REx irá finalmente descer até à superfície de Bennu para recolher um conjunto de amostras com o seu braço robótico. Cumpridas as atividades planeadas no asteroide, a sonda iniciará em março de 2021 uma viagem de 2,5 anos de regresso à Terra para proceder à devolução da cápsula com as amostras no seu interior. A cápsula deverá separar-se da sonda cerca de 4 horas antes da sua reentrada na atmosfera terrestre, e deverá ser recolhida e analisada no Utah Test and Training Range, nos Estados Unidos. Depois da separação, a OSIRIS-REx executará uma última manobra para evitar a colisão com o nosso planeta, permanecendo assim numa órbita heliocêntrica.

Podem encontrar mais detalhes sobre esta missão aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário