quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Impacto de um asteróide na Indonésia

A população da pequena localidade indonésia de Latteko (ilha de Celebes) assistiu pelas 11 horas da manhã do passado dia 8 de Outubro, ao impacto atmosférico de um pequeno asteróide rochoso com cerca de 10 metros de diâmetro. O objecto desintegrou-se a cerca de 20 Km da superfície, pelo que não se registaram quaisquer danos materiais.
Estima-se que a explosão tenha libertado uma energia equivalente à detonação de 50 quilotoneladas de TNT (cerca de 3 vezes a energia libertada pela bomba de Hiroshima). A onda de choque foi detectada por cinco sensores de infra-sons da CTBTO (Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares), localizados num raio de 10.000 Km, e por um sexto localizado a cerca de 18.000 Km do local! O ruído produzido pela explosão foi ouvido a mais de 11 Km, lançando o pânico na população local, que se refugiou nas suas casas temendo a ocorrência de um terramoto.
Junta-se mais este acontecimento ao role de recentes avistamentos que têm surpreendido os habitantes de zonas densamente povoadas, um pouco por todo o planeta (ver aqui e aqui).

Reportagem de uma estação de televisão indonésia, mostrando um vídeo amador onde se vê o rasto deixado pelo asteróide, antes deste se desintegrar na atmosfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário