quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O nascimento da ciência moderna

Galileu mostra as Estrelas Mediceias às personificações da óptica, da astronomia e da matemática, numa gravura da segunda metade do século XVII.
Fonte: Istituto e Museo di Storia della Scienzia.

Faz hoje exactamente 400 anos que Galileu Galilei observou, pela primeira vez, através do seu telescópio, três das quatro maiores luas de Júpiter (Galileu daria conta da existência de uma quarta lua, 6 dias mais tarde). Designadas, por Galileu, Estrelas Mediceias, em homenagem à família dos arquiduques de Florença, seus patronos, as quatro luas jovianas seriam um dos argumentos definitivos para a refutação do modelo aristotélico-ptolemaico do universo. Os registos destas primeiras observações, bem como das respectivas interpretações, seriam incluídos na sua obra mais emblemática, Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas), publicada semanas mais tarde. Pragmática e simples, a pequena obra de apenas 24 páginas revolucionou o pensamento científico da época, e abriu um longo caminho que conduziu ao estabelecimento das fundações da Cência Moderna.

Montagem das melhores imagens das luas de Galileu, obtidas pela sonda New Horizons durante a sua passagem pelo sistema joviano, em Fevereiro de 2007. Encontram-se representadas, da esquerda para a direita, Io, Europa, Ganimedes e Calisto. As imagens foram redimensionadas, de forma a reflectirem os tamanhos relativos das quatro luas.
Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute.

Sem comentários:

Enviar um comentário