quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MRO avista Opportunity junto à cratera Santa Maria

O robot Opportunity na orla sudoeste da cratera Santa Maria. Imagem captada a 31 de Dezembro de 2010 (sol 2466 da missão), a partir da órbita de Marte, pela câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter obteve mais uma espectacular imagem do robot Opportunity na superfície de Marte. Desta vez, o cenário incluiu a cratera Santa Maria, o último local de paragem do explorador marciano, antes da sua jornada derradeira até à cratera Endeavour.
Deslocando-se nos últimos dias ao longo da orla oeste de Santa Maria, a poucos metros de precipícios escarpados, o Opportunity tem-se mantido ocupado a reunir imagens do interior da cratera, documentação importante para a caracterização da estratigrafia das paredes da estrutura. Com este movimento, a equipa da missão planeia encaminhar o robot em direcção ao extremo este da cratera, local onde poderá estudar um interessante conjunto de depósitos de sulfatos hidratados.

2 comentários:

  1. Há alguns dias, vi uma animação de um sobrevôo de Marte com música e tudo. Perdi o rumo e as referências. Se puderem ajudar...Dá pra ver que sou apenas amador
    Odair Rizieri
    rimbaud@terra.com.br

    ResponderEliminar
  2. Caro Odair,

    As animações de um sobrevôo de Marte que conheço são estas: http://astropt.org/blog/2011/02/09/sobrevoando-a-superficie-de-marte/.
    Tem também esta animação da chegada dos robots Spirit e Opportunity a Marte (esta sim com música): http://imperiumsolis.blogspot.com/2009/01/parabns-opportunity.html.
    Espero ter ajudado. :)

    ResponderEliminar