domingo, 23 de janeiro de 2011

Noite de Ano Novo lisboeta vista do espaço

A vista da Estação Espacial Internacional sobre Lisboa cerca de uma hora antes do início do Novo Ano.
Crédito: ESA/NASA.

O astronauta italiano Paolo Nespoli encontra-se desde 15 de Dezembro a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), numa missão de 6 meses como membro das Expedições 26 e 27. Tal como muitos outros astronautas em visita à Estação, Nespoli tem aproveitado a excelente vista sobre a Terra para obter belos retratos de paisagens terrestres enquadradas pelo vazio do espaço (visitem aqui a sua galeria de imagens).
Na noite de Ano Novo, a EEI atravessou os céus da Península Ibérica. Nespoli não desperdiçou a oportunidade e apontou a sua máquina à cidade de Lisboa iluminada pelas luzes artificiais dos candeeiros e das decorações de Natal. No Terreiro do Paço, milhares de pessoas assistiam ao espectáculo de música, alheias ao objecto de 375 toneladas que silenciosamente sobrevoava a suas cabeças a cerca de 400 km de altitude!

1 comentário:

  1. Nespoli regeu-se certamente pela hora italiana ao concluir no seu comentário à foto que as luzes mais brilhantes eram fogo de artifício (ver: http://www.flickr.com/photos/magisstra/5312819739/). Na verdade, nessa noite, a Estação Espacial Internacional sobrevoou Lisboa às 23:06 locais, cerca de uma hora antes do início dos espectáculos de fogo de artifício.

    ResponderEliminar