sábado, 2 de junho de 2012

Preparem-se para o trânsito de Vénus da próxima semana

O trânsito de Vénus visto pelo telescópio TRACE a 8 de Junho de 2004.
Crédito: NASA/LMSAL.

No próximo dia 6 de Junho, uma grande parte do mundo testemunhará um raro evento astronómico, um trânsito de Vénus sobre o disco solar. Infelizmente, o fenómeno decorrerá entre as 23:09 do dia 5 e as 04:49 do dia 6 (hora de Lisboa), pelo que, ao contrário do que aconteceu em 2004, não será visível nem em Portugal nem em grande parte do território brasileiro. No Brasil, excepção será feita a uma pequena faixa de território que inclui a parte oeste dos estados de Roraima e do Amazonas e a totalidade do estado do Acre. Ainda assim, nestas regiões apenas será possível observar as fases iniciais do trânsito pouco antes do pôr-do-sol.
Para observarem este evento no conforto dos vossos lares poderão recorrer aos muitos sites que farão a sua transmissão em directo. Aqui fica uma pequena lista com alguns deles:
Diagrama ilustrando os principais momentos dos trânsitos de 2004 e 2012. O trânsito de 2012 decorrerá sobre o hemisfério norte do Sol. Os ingressos externo (I) e interno (II) ocorrerão, respectivamente, às 22:09:29 e às 22:26:27 (Tempo Universal). O máximo será atingido às 01:29:28 (Tempo Universal). O final do trânsito chegará com os egressos interno (III) e externo (IV) que ocorrerão, respectivamente, às 04:31:30 e às 04:49:27 (Tempo Universal). Todos os tempos são dados para as coordenadas geocêntricas.
Crédito: Fred Espenak/NASA/GSFC/adaptação de Sérgio Paulino.

Este é apenas o sétimo trânsito de Vénus a ser observado pela humanidade. Os primeiros cinco foram fundamentais para a resolução de um dos maiores problemas científicos da História da Astronomia, a determinação da distância entre a Terra e o Sol. Foi um esforço que exigiu a máxima cooperação entre potências mundiais rivais e longas viagens de equipas de exploradores e cientistas aos cantos mais remotos do planeta. Para saberem mais acerca da descoberta e da observação destes primeiros cinco eventos, aconselho a leitura do livro Trânsitos de Vénus, à procura da escala exacta do Sistema Solar, de Nuno Crato, Fernando Reis e Luís Tirapicos.
Hoje, em pleno século XXI, o trânsito de Vénus já não move expedições científicas a regiões longínquas, mas contínua a ser um fenómeno muito útil para algumas áreas de investigação na Astronomia. Um exemplo será a campanha de observação da Lua pelo telescópio Hubble a realizar durante todo o período do trânsito. Astrónomos da NASA irão tentar detectar uma pequena diminuição na iluminação solar da superfície lunar durante o evento, com o objectivo de afinar o método de detecção de trânsitos de exoplanetas em estrelas distantes.
O próximo trânsito de Vénus ocorrerá daqui a 105 anos, a 11 de Dezembro de 2117! Certamente esta será a última oportunidade para todos nós presenciarmos este raro e belo fenómeno astronómico, pelo que na próxima terça-feira não deixem de participar. Um bom trânsito para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário