sábado, 7 de setembro de 2013

LADEE a caminho da Lua

Lançamento da sonda LADEE, esta madrugada.
Crédito: NASA/Chris Perry.

Eram 04:27 (hora de Lisboa) quando a NASA concretizou o lançamento da sonda LADEE, a partir das Instalações de Voo de Wallops, na Virgínia. De acordo com a equipa da missão, a sonda completou com sucesso a separação do foguetão Minotaur V, e encontra-se neste momento a comunicar com o centro de operações da missão, no Centro de Investigação de Ames,em Moffett Field, na Califórnia.

Vejam em baixo o vídeo do lançamento:



Durante as verificações técnicas, a LADEE desactivou as suas rodas de reacção, dispositivos usados para posicionar e estabilizar a sonda. "A sonda LADEE está a funcionar de acordo com o que seria esperado nestas condições - não existe qualquer indicação de algo errado com as rodas de reacção ou com a sonda", afirmou Simon P. Worden, director do Centro de Investigação de Ames. "A LADEE está a comunicar e é muito robusta. A equipa da missão tem muito tempo para resolver este problema, antes da sonda atingir a órbita lunar."

A situação está, neste momento, sob escrutínio. Normalmente, as verificações técnicas levam alguns dias até estarem concluídas. Esta anomalia deverá adicionar mais alguns dias ao procedimento. "Este não é um evento invulgar numa sonda" disse Worden. "Planeamos completar as verificações da sonda nos próximos dias."

Sem comentários:

Enviar um comentário