domingo, 14 de junho de 2015

Philae acordou!

Crédito: ESA.

A ESA anunciou há poucos minutos que o Philae saiu finalmente do modo de hibernação! Os sinais foram recebidos ontem pelas 21:28 (hora de Lisboa) no Centro de Operações Espaciais da ESA, em Darmstadt, na Alemanha.

"O Philae está em boa forma: tem uma temperatura de funcionamento de -35 ºC e tem 24 watts de potência disponíveis", explicou o responsável do projeto Stephan Ulamec. "O robot está a postos para iniciar as operações."

O Philae comunicou com a Terra através da sonda Rosetta durante aproximadamente 85 segundos. A análise preliminar dos dados sugere que o robot deve ter acordado noutras ocasiões, mas provavelmente não teria energia suficiente para os enviar a partir da superfície de 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Os cientistas aguardam agora por um novo contacto. Existem ainda mais de 8000 pacotes de dados prontos a serem enviados pelo Philae. Esta informação será fundamental para a equipa perceber o que aconteceu com o robot durante esta última semana.

O Philae entrou em hibernação no dia 15 de novembro de 2014, pelas 12:15 (hora de Lisboa), depois de cerca de 60 horas de atividade na superfície do cometa. A Rosetta tem estado em busca de sinais do robot desde o passado dia 12 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário