sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plutão em alta resolução... e a cores!

O planeta anão Plutão numa composição que combina imagens obtidas pela sonda New Horizons, a 14 de julho de 2015, através de filtros para o azul, o vermelho e o infravermelho (resolução espacial e cromática da imagem original: 1,3 km/píxel).
Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute.

Olhem só para esta imagem! O que estão a ver aqui é um novo retrato de Plutão, construído com imagens captadas pela câmara Ralph/Multispectral Visual Imaging Camera (MVIC) da sonda New Horizons, no dia 14 de julho de 2015. Apesar das cores não corresponderem às que os nossos olhos veriam se sobrevoássemos a superfície plutoniana, este é, ainda assim, um retrato maravilhoso.

Plutão parece ter sido tingido por uma diversidade impressionante de compostos. No entanto, a sua distribuição não é aleatória. Algumas formações apresentam colorações únicas, o que sugere que foram moldadas por uma combinação particular de processos geológicos e climatológicos. A equipa da New Horizons irá usar estas informações para descodificar o papel de cada uma destas regiões na redistribuição sazonal de compostos voláteis, como o metano, ao longo da superfície de Plutão.

Sem comentários:

Enviar um comentário