domingo, 19 de abril de 2009

Primeiras imagens do telescópio Kepler

O telescópio Kepler da NASA captou as primeiras imagens do vasto campo de estrelas localizado na direcção das constelações do Cisne e da Lira, onde em breve irá começar a procurar planetas telúricos. Uma das imagens publicadas pela NASA mostra a totalidade do campo de visão do telescópio, uma porção do céu com cerca de 100 graus quadrados contendo um número estimado de 4,5 milhões de estrelas. Esta rica região da Via Láctea inclui mais de 100 mil estrelas seleccionadas como candidatas ideais para a procura sistemática dos pequenos planetas telúricos.
Os controladores da missão irão continuar a proceder à calibração do fotómetro e ao alinhamento do telescópio de modo a corrigir a focagem. Terminados estes procedimentos, a missão entrará definitivamente na sua fase de exploração científica, monitorizando milhares de estrelas em busca de pequenas alterações periódicas no seu brilho provocadas por trânsitos planetários.

Imagem mostrando a totalidade do campo de visão do telescópio Kepler. São visíveis em destaque o enxame de estrelas NGC6791 que se encontra a 13 mil anos-luz da Terra, e a estrela TrES-2, onde foi descoberto um gigante gasoso quente em trânsito sobre o disco da estrela, com um período orbital de 2,5 dias.
Crédito: NASA/Ames/JPL-Caltech.

Sem comentários:

Enviar um comentário