segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A misteriosa lua Titã

Retrato em cores aproximadamente naturais da lua Titã, obtido pela sonda Cassini a 25 de Setembro de 2010, a cerca de 140 mil quilómetros da sua superfície. Foram usadas nesta composição três imagens captadas através de filtros de luz visível para as cores azul (460 nm), verde (567 nm) e vermelho (648 nm).
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

A sonda Cassini teve novo encontro planeado com a maior lua de Saturno na passada sexta-feira. A passagem a cerca de 8.175 km da sua superfície permitiu dois conjuntos de observações. O primeiro, realizado durante a aproximação, incluiu medições da composição da atmosfera titaniana e das densas camadas de aerossóis que se formam em diferentes altitudes. O segundo adicionou às observações atmosféricas, o mapeamento de parte do hemisfério anti-saturniano e a detecção e monitorização de sistemas de nuvens na atmosfera. Parte deste segundo conjunto de observações, a imagem que aqui vos trago mostra com clareza o quanto opaca é a atmosfera de Titã à luz visível. Felizmente, a densa neblina alaranjada é relativamente transparente a comprimentos de onda no infra-vermelho próximo, uma faixa do espectro luminoso para o qual estão dedicados alguns dos filtros do sistema de imagem da Cassini.

2 comentários:

  1. interesantisimo a dorei muito foto d+,eu adoro saber desas coisas do espasso cideral luas planetas(eu gosto),gostei muito

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado.
    Um dos objectivos deste blog é cativar os mais jovens a descobrir a Astronomia e as maravilhas do céu nocturno. É bom saber que também frequentam este espaço.
    :-)

    ResponderEliminar