quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Missão Rosetta: encontro no dia de São Valentim

No passado sábado, a Rosetta sobrevoou a superfície de 67P/Churyumov-Gerasimenko, a uma altitude de apenas 6 km! A manobra marca o início de uma nova fase da missão, que durará até ao final de 2015. Durante este período, a sonda da ESA concretizará uma série de mergulhos na direção do núcleo do cometa, que terão como objetivos principais: caracterizar em detalhe a sua morfologia e composição; determinar a química, a mineralogia e a composição isotópica dos compostos presentes na sua superfície; e monitorizar o aumento da atividade à medida que o cometa se aproxima do periélio.

A região de Imhotep, num mosaico de 4 imagens obtidas pela sonda Rosetta, a 14 de fevereiro de 2015, a uma altitude de 8,9 km.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam.

O mosaico de cima foi captado pouco tempo depois da passagem da Rosetta pelo ponto de maior aproximação, e mostra a região de Imhopet, uma vasta área plana situada no lobo maior de 67P. No topo podemos ver uma planície coberta de poeira, onde se destaca um conjunto de rochedos isolados - o maior dos quais, Quéops, com cerca de 45 metros de diâmetro. Mais abaixo encontramos um grupo de enigmáticas estruturas circulares e uma estrutura semelhante a uma mesa, delimitada pelo que parece ser uma escarpa estratificada.

Hatmehit, uma grande depressão no lobo mais pequeno do cometa 67P. Mosaico de 4 imagens obtidas pela sonda Rosetta, a 14 de fevereiro de 2015, a uma distância de 35,0 km.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam/Sérgio Paulino.

As regiões Ash e Atum vistas pela sonda Rosetta, a 14 de fevereiro de 2015. Mosaico de 4 imagens captadas a uma distância de 12,6 km.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam/Sérgio Paulino.

Para além destas observações com a câmara de navegação, a Rosetta captou ainda imagens em alta resolução com a câmara OSIRIS, e recolheu dados científicos preciosos das zonas mais interiores da cabeleira. A sonda europeia alcançou anteontem uma distância máxima de 255 km do centro de 67P, e prepara-se agora para um segundo encontro com o cometa, que se realizará no próximo dia 25 de fevereiro, desta vez a 76 km de altitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário