quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Zoom em Occator

A cratera Occator numa composição de duas imagens distintas recentemente obtidas pela sonda Dawn: uma com uma curta exposição adequada às manchas brilhantes no interior da cratera, muito mais refletivas do que a restante superfície, e uma outra com uma exposição mais prolongada, dirigida ao terreno circundante.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

A NASA divulgou hoje esta espetacular imagem das misteriosas manchas brilhantes da cratera Occator, na superfície de Ceres. Captada pela sonda Dawn a uma altitude de 1470 km, a nova imagem revela detalhes sem precedentes da forma e estrutura não só da mancha central, como também de outras formações peculiares no interior da cratera.

Entre as formações mais proeminentes, destacam-se as encostas quase verticais com cerca de 2 km de altura, que se elevam em alguns locais do bordo de Occator, e o que parece ser um conjunto de fraturas que se ramificam desde o extremo sul da cratera até à grande mancha central e às restantes manchas no quadrante nordeste.

"A Dawn transformou o que era até à pouco tempo um punhado de pontos brilhantes numa complexa e bonita paisagem cintilante", afirmou Marc Rayman, engenheiro-chefe da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, nos Estados Unidos. "Em breve, a análise dos dados irá revelar a natureza geológica e química deste cenário extraterrestre misterioso e fascinante."

A Dawn iniciou hoje o terceiro ciclo de mapeamento da superfície cereriana, a partir da sua atual órbita em redor de Ceres. Cada ciclo consiste em 14 órbitas, cada uma com um período aproximado de 19 horas. Esta fase da missão terminará no próximo dia 23 de outubro, quando a sonda da NASA retomar a descida até à última órbita de mapeamento, a 375 km de altitude.

2 comentários:

  1. Depois de concluído o último ciclo de orbitas, qual será o próximo destino da missão? Outro objecto da Cintura de Asteroides?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Especulou-se há uns anos sobre a possibilidade da Dawn poder visitar Palas depois de concluir a sua missão em Ceres. Infelizmente, as suas reservas de combustível são neste momento insuficientes para que a sonda execute as manobras necessárias para rumar a outro destino. :(

      Eliminar