segunda-feira, 7 de março de 2016

A magnífica paisagem de Antoniadi

O chão e a orla leste da cratera Antoniadi numa imagem obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, a  02 de fevereiro de 2014.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Antoniadi é uma cratera lunar com cerca de 144 km de diâmetro, localizada no interior da gigantesca bacia de impacto de Polo Sul-Aitken, no hemisfério lunar mais distante da Terra. Formada entre duas antigas crateras (Numerov e Minneart), esta estrutura é particularmente interessante por diversas razões. Em primeiro lugar, o seu interior exibe um pequeno pico central rodeado por um anel de picos, o que a coloca, do ponto de vista morfológico, numa posição de transição entre as crateras complexas e as bacias com múltiplos anéis de picos centrais. Em segundo lugar, o chão de Antoniadi contém materiais de origem vulcânica, provavelmente escavados das camadas mais profundas da crusta lunar. Por último, o manto de ejecta em seu redor encontra-se crivado de numerosas crateras secundárias, possivelmente criadas por impactos subsequentes ao de Antoniadi.

A imagem de cima foi captada recentemente pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e mostra parte do anel de picos de Antoniadi, enquadrado com a vertente leste da cratera, uma impressionante muralha com 4 mil metros de altura. Junto ao anel de picos podemos ver uma outra cratera, com aproximadamente 12 km de diâmetro. Esta estrutura é relativamente recente e contém no seu interior o local mais profundo da Lua, um ponto situado mais de 9 km abaixo do raio médio lunar.

Podem apreciar esta imagem na sua máxima resolução aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário