segunda-feira, 14 de março de 2016

ExoMars 2016 está a caminho de Marte

Lançamento da missão europeia ExoMars 2016.
Crédito: ESA/Stephane Corvaja.

Partiu hoje em direção a Marte a missão europeia ExoMars 2016, a primeira de um programa de exploração do planeta vermelho desenvolvido em conjunto pela ESA e pela agência espacial russa Roscosmos. O lançamento ocorreu pelas 09:31 (hora de Lisboa) e foi levado a cabo por um foguetão Proton-M, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.



Nesta primeira missão entrarão em ação a sonda Trace Gas Orbiter (TGO) e o módulo de aterragem Schiaparelli. A TGO irá investigar a partir da órbita marciana a presença e distribuição de metano e de outros gases vestigiais na atmosfera de Marte. Os seus instrumentos serão ainda capazes de desvendar a presença de depósitos ricos em água escondidos debaixo da superfície do planeta. Os dados recolhidos serão fundamentais para o planeamento da segunda parte do programa, que incluirá o envio de um rover concebido para procurar vestígios de atividade biológica, presente ou passada, no planeta vermelho.

O Schiaparelli irá testar a tecnologia que levará o rover em janeiro de 2019 até à superfície marciana. O pequeno robot tem uma massa aproximada de 600 kg e deverá pousar na região de Meridiani Planum, no dia 19 de outubro de 2016. Se tudo correr bem, esta será a primeira amartagem bem sucedida de uma sonda europeia, depois do fracasso do robot britânico Beagle-2 em dezembro de 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário