domingo, 20 de março de 2016

Começou hoje a primavera

O Sol brilha quase diretamente sobre o equador terrestre, nesta imagem obtida pelo satélite DSCOVR, no passado dia 17 de março (3 dias antes do equinócio da primavera).
Crédito: NASA/NOAA.

Ocorreu hoje, pelas 04:30 (hora de Lisboa), o equinócio da primavera. Este instante assinalou o início da primavera no hemisfério norte, uma estação que este ano se irá prolongar até ao próximo dia 20 de junho. Do ponto de vista astronómico, o equinócio define-se como o instante em que o Sol, no seu movimento aparente pelo céu, cruza o equador celeste.

De origem latina, a palavra equinócio (aequinoctium, em latim) agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite), significando assim "noite igual (ao dia)", pois nestas datas o Sol demora aproximadamente 12 horas a percorrer o céu diurno.

O dia do equinócio marca ainda o início da contagem para a Páscoa. No ano de 325 d. C., por decisão do 1º Concílio de Niceia, o imperador Constantino I decretou que este evento cristã fosse desde então celebrado no primeiro domingo a seguir à primeira Lua Cheia da primavera. Este ano, a primeira Lua Cheia da estação ocorrerá no dia 23 de março (próxima quarta-feira), pelo que a Páscoa será celebrada no domingo, dia 27 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário