Foram aprovados no mês passado quatro nomes oficiais de crateras e outras formações geológicas situadas na superfície de Fobos. Estão incluídos nos novos nomes as crateras Öpik e Shklovsky (nomes atribuídos em homenagem aos dois astrónomos soviéticos homónimos), Laputa Regio (nome da ilha flutuante mencionada na obra de Jonathan Swift As Viagens de Gulliver) e Lagado Planitia (nome retirado da mesma obra, atribuído à capital de Balnibarbi, país governado pelo rei tirano de Laputa).
A Phobos-Grunt deverá alunar no início de 2013 em Lagado Planitia, uma pequena região relativamente pouco acidentada localizada a nordeste de Laputa Regio. O objectivo principal da missão será a recolha de amostras da superfície de Fobos para posterior envio à Terra em Agosto de 2014.Hemisfério norte de Fobos visto pela sonda europeia Mars Express a 28 de Julho de 2008. Estão assinaladas os nomes de algumas formações geológicas de Fobos, incluindo a cratera Shklovsky e Lagado Planitia, local de alunagem da sonda russa Phobos-Grunt.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)/anotações de Sérgio Paulino.
que bacano
ResponderEliminarOlá,
EliminarInfelizmente a sonda Phobos-Grunt não conseguiu sair da órbita da Terra e acabou por reentrar na atmosfera cerca de 2 meses depois de ter sido lançada. Pode ler mais sobre este assunto nestes dois artigos:
http://imperiumsolis.blogspot.pt/2011/11/phobos-grunt-provavelmente-perdida.html
http://imperiumsolis.blogspot.pt/2012/01/phobos-grunt-regressa-terra.html