Esta manhã, pelas 09:05 (hora de Lisboa), a região activa 1263 produziu uma erupção classe X6,9, a mais poderosa deste ciclo solar! O fenómeno provocou uma ejecção de massa coronal e foi responsável por uma breve interrupção nas emissões rádio de algumas frequências de onda curta e de muito baixa frequência no lado diurno terrestre. Espera-se que a Terra seja atingida apenas pelo flanco da nuvem de plasma, o suficiente para produzir alguns efeitos na actividade geomagnética. Mantenham-se atentos a mais informações!
A erupção classe X7 desta manhã vista pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (SDO), através do canal de 171 Å (Fe IX). Reparem na onda de choque resultante da erupção em propagação ao longo da superfície solar.
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/Helioviewer.org.Fluxo de raios X solares medido pelo satélite GOES nos últimos 3 dias. A erupção desta manhã sucedeu-se a uma sequência de erupções de classe C e M ocorridas durante esta noite.
Crédito: NOAA/Space Weather Prediction Center.
Sem comentários:
Enviar um comentário