quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rolling Stones na Lua!

O impacto de objectos na Lua molda a sua superfície de diversas formas, algumas delas bastante subtis. As fracas mas persistentes vibrações que se propagam a partir dos locais de impacto são algumas das manifestações menos óbvias resultantes destes eventos. Por vezes, estes pequenos sismos lunares têm energia suficiente para deslocar grandes blocos rochosos das vertentes inclinadas para o interior das crateras.
Recentemente, a Lunar Reconnaissance Orbiter fotografou um conjunto de rastos lineares no interior da bacia Schrödinger. Cada rasto corresponde ao percurso de um enorme bloco rochoso desde o topo até à base de um dos terraços da vertente sul.

Imagem obtida a 02 de Maio de 2011 pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, mostrando a deslocação de blocos rochosos no interior da bacia Schrödinger, no lado mais distante da Lua. Os maiores blocos têm entre 20 a 30 metros de diâmetro e deslocaram-se mais de 2 quilómetros em direcção ao interior de Schrödinger.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Estes objectos são particularmente interessantes para as futuras missões tripuladas à Lua porque representam material com origem na orla das crateras, locais valiosos do ponto de vista científico mas desaconselhados para uma alunagem segura.
Procurem aqui o local de origem dos blocos visíveis na imagem.

Parte da vertente sul da bacia Schrödinger. O asterisco assinala o local ilustrado na imagem de cima.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Sem comentários:

Enviar um comentário