sábado, 14 de março de 2009

Aniversário de Giovanni Schiaparelli

Comemoram-se hoje os 174 anos do nascimento de Giovanni Virginio Schiaparelli (1835-1910), astrónomo italiano autor dos primeiros mapas detalhados da superfície de Marte, usados como referência em cartografia planetária até ao início da era espacial. Através da observação sistemática do planeta vermelho, em particular durante a oposição favorável de Setembro de 1877, Schiaparelli foi o primeiro astrónomo a diferenciar padrões geológicos na superfície marciana e a atribuir-lhes diferentes designações. A descrição de estruturas lineares, às quais se referiu como canais (canali, em italiano), é talvez o aspecto mais popular do seu trabalho, uma vez que inadvertidamente deu origem a especulações relativas à existência de vida inteligente em Marte.

Mapa da superfície de Marte, desenhado e compilado por Schiaparelli no período de 1877 a 1886. Algumas das designações dos diferentes padrões geológicos da superfície marciana mantiveram-se até aos dias de hoje. Fonte: Camille Flammarion, La Planète Mars.

Entre os contributos para a Astronomia menos conhecidos de Schiaparelli, encontram-se a descoberta do asteróide 69 Hesperia e o reconhecimento da associação das chuvas de meteoros com os cometas, em particular, a demonstração da associação das Leónidas com o cruzamento do cometa Tempel-Tuttle com a órbita da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário