terça-feira, 10 de março de 2009

Deimos em alta resolução e a cores

Imagens de Deimos captadas a 21 de Fevereiro de 2009, pela câmara HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona.

A câmara de alta resolução HiRISE a bordo da sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter obteve recentemente bonitas imagens da mais pequena das duas luas de Marte. As imagens foram captadas com um intervalo entre si de 5 horas e 35 minutos e mostram o hemisfério que se encontra permanentemente voltado para o planeta vermelho, iluminado a partir de dois ângulos diferentes.

A pequena lua é um objecto escuro muito semelhante a Fobos, a maior lua de Marte. As superfícies planas e escuras encontram-se provavelmente cobertas por regolito ou por rochas fragmentadas enegrecidas pela contínua exposição ao ambiente espacial. As zonas mais claras parecem concentrar-se essencialmente junto a escarpas ou a crateras recentes, locais onde material mais brilhantes poderá ter ficado exposto após pequenos desabamentos ou pelo impacto de meteoritos.

Deimos tem um diâmetro aproximado de 12 Km e possui uma órbita quase circular praticamente no plano equatorial de Marte, com um eixo semi-maior de 23.460 Km. A sua composição assemelha-se muito à dos asteróides tipo C, objectos compostos essencialmente por condritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário