quarta-feira, 25 de março de 2009

Um nome para a lua de Orco

Mike Brown, astrónomo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), conhecido por liderar a equipa responsável pela descoberta de Éris, Haumea e de outros objectos de grandes dimensões da Cintura de Kuiper, lançou anteontem no seu blog um desafio muito interessante para todos os astrónomos amadores que, tal como eu, dificilmente terão a honra de dar um nome a uma importante descoberta no Sistema Solar. O desafio consiste em apresentar uma proposta de um nome para o satélite do plutino Orco, que irá substituir a designação provisória S/1 90482 (2005). A proposta ganhadora será submetida a 5 de Abril por Mike Brown à União Astronómica Internacional, em conjunto com o nome do seu autor.
Descoberto em 2004, Orco é o oitavo maior objecto conhecido na Cintura de Kuiper. É um plutino com cerca de 950 Km de diâmetro, particularmente interessante porque segue uma órbita em tudo idêntica à de Plutão, excepto em dois aspectos: as duas órbitas alongadas apontam para direcções opostas; e os dois objectos encontram-se sempre em fases opostas das respectivas órbitas. Orco é uma espécie de anti-Plutão. Esta sua faceta foi determinante na escolha do seu nome, uma vez que Orco era a designação de um deus ctónico etrusco, senhor dos mortos e do submundo, mais tarde absorvido pela mitologia romana, onde se confunde a sua identidade com a de Plutão.
Pouco se sabe acerca da lua de Orco. As observações feitas com o telescópio espacial Hubble não responderam à importante questão sobre a origem do pequeno objecto (colisão ou captura), não dando pistas sobre possíveis características paralelas à da lua de Plutão Caronte que pudessem ajudar na escolha da nova designação.
Desejo inspiração e boa sorte a todos que queiram participar!

Sem comentários:

Enviar um comentário