quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UAI aprova nome para pequena lua de Júpiter

Foi aprovado recentemente pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura dos Sistemas Planetários da União Astronómica Internacional (UAI), o nome Herse para a quinquagésima lua de Júpiter. Descoberta em 2003 por um grupo de investigadores liderados pelo astrónomo canadiano Brett J. Gladman, a pequena lua Herse tem apenas 2 Km de diâmetro e segue uma órbita retrógrada irregular, a uma distância média de Júpiter de 22,134 milhões de quilómetros.
A escolha do novo nome cumpre a tradição da UAI de baptizar os recém-descobertos satélites jovianos com nomes retirados das inúmeras personagens da mitologia greco-romana (principalmente, amantes e descendentes) ligadas à figura de Zeus ou de Júpiter. Herse era a deusa do orvalho, nascida da ligação entre Zeus, o senhor dos céus, e Selene, a deusa grega da Lua.
A propósito... Como que a reencenar o fugaz encontro entre Zeus e Selene, Lua e Júpiter protagonizaram uma belíssima conjunção nos céus crepusculares, ao início da noite da passada segunda-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário