terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cassini capta novas imagens do pólo sul de Encélado

Estas são, provavelmente, as mais belas fotografias captadas pela sonda Cassini em toda a sua missão. Obtidas durante a sua recente aproximação a Encélado, as espectaculares imagens mostram com uma resolução sem precedente, o terreno caótico que circunda os quatro grandes sulci do pólo sul. Em algumas das novas imagens são visíveis, ainda, os famosos jactos de vapor de água e gelo emanando directamente dos respectivos sulci!

Mosaico construído a partir de duas imagens da região do pólo sul de Encélado, obtidas pela sonda Cassini durante a sua passagem a 21 de Novembro de 2009. O Sol ilumina apenas uma pequena porção da superfície da pequena lua de Saturno. Alinhadas com os quatro grandes sulci existentes no pólo sul de Encélado (da esquerda para a direita, Alexandria, Cairo, Baghdad e Damascus), encontram-se as famosas colunas de vapor de água e gelo, descobertas em 2005 pela sonda Cassini.
Crédito: NASA/JPL/SSI/mosaico por Emily Lakdawalla.

Um dos sulci ou "listas de tigre", representado num mosaico construído com quatro imagens individuais obtidas durante a recente passagem da sonda Cassini por Encélado.
Crédito: NASA/JPL/SSI/mosaico por Astro0 (unmannedspaceflight.com).

Sem comentários:

Enviar um comentário