quarta-feira, 30 de março de 2011

MESSENGER: Primeira imagem obtida a partir da órbita mercuriana

Primeira imagem obtida pela MESSENGER desde a sua chegada a Mercúrio no passado dia 18 de Março. Imagem captada a 29 de Março de 2011 pela câmara de grande angular do instrumento Mercury Dual Imaging System (MDIS).
Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington.

A sonda MESSENGER obteve ontem de madrugada a primeira imagem da superfície de Mercúrio desde a sua entrada na órbita mercuriana. A imagem cobre grande parte do hemisfério sul do mais pequeno planeta do Sistema Solar, incluindo as regiões em redor da cratera raiada Debussy e da enigmática cratera Matabei, e uma porção da superfície junto ao pólo sul nunca antes observada.

A mesma imagem de cima com algumas crateras assinaladas, incluindo Mendes Pinto, uma cratera com o nome do aventureiro e explorador português do século XVI e autor da emblemática obra Peregrinação Fernão Mendes Pinto. Está ainda indicada a região fotografada pela primeira vez.
Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/anotações de Sérgio Paulino.

Durante as 6 horas que se seguiram, a MESSENGER obteve mais 363 imagens, algumas das quais deverão ser apresentadas pela equipa da missão na teleconferência de imprensa que decorrerá logo pelas 19:00 (hora de Lisboa). Nos próximos três dias juntar-se-ão a estas outras 1.185 imagens, que deverão ser captadas com o objectivo principal de verificar o normal funcionamento do sistema de imagem MDIS e dos sistemas de comunicação com a Terra. O mapeamento contínuo da superfície de Mercúrio deverá iniciar-se logo após o arranque da fase operacional da missão, no próximo dia 4 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário