segunda-feira, 7 de março de 2011

Um estranho eclipse visto do espaço

Observem com atenção este eclipse solar parcial registado anteontem pelo Solar Dynamics Observatory (SDO).

Eclipse parcial do Sol visto do espaço. Imagens captadas a 04 de Março de 2011 pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (canal de 304 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

Tudo parece normal até que... num movimento que aparentemente desafia as leis da Física, a silhueta da Lua desliza sobre o disco solar, pára e retoma o movimento no sentido contrário! O que é que aconteceu?
Nada de estranho. A Lua prosseguiu o seu movimento orbital em redor da Terra; o SDO também. Como faz parte da missão do SDO a contínua observação do Sol, o astro-rei parece permanecer estacionário nas imagens. A Lua, por seu turno, por estar mais próxima, tem o seu movimento aparente afectado pelo movimento orbital do observatório solar. Assim, dependendo do local em que o SDO se encontra na sua órbita, a Lua movimenta-se nas imagens ou para a esquerda ou para a direita. Nesta sequência, o SDO encontrava-se no ponto exacto da sua órbita em que a Lua invertia o seu movimento aparente, criando um efeito visual conhecido por paralaxe.

Sem comentários:

Enviar um comentário