quarta-feira, 8 de julho de 2015

De Plutão com amor

Plutão visto pela sonda New Horizons, a 07 de julho de 2015. A cor da imagem foi adicionada com base em imagens com menor resolução obtidas pela câmara Ralph.
Crédito: NASA-JHUAPL-SWRI.

Depois de uma longa jornada de 9 anos no espaço interplanetário, a New Horizons encontra-se agora a pouco mais de 5 dias do seu encontro histórico com Plutão. Hoje, a equipa da missão recebeu a primeira imagem da superfície plutoniana desde que foram restabelecidas as observações científicas, após a anomalia do passado fim de semana.

A nova imagem foi captada ontem, a uma distância de 7,8 milhões de quilómetros, e encontra-se centrada na área que será observada durante o encontro do próximo dia 14 de julho. Este hemisfério é dominado por três grandes regiões com brilhos muito distintos. A mais proeminente é uma mancha escura alongada no equador de Plutão, com cerca de 3000 quilómetros de comprimento, conhecida informalmente entre os membros da equipa por "a baleia". A leste situa-se a região mais brilhante da superfície plutoniana - uma extensa área em forma de coração com aproximadamente 1600 quilómetros de diâmetro. A metade superior deste hemisfério é ocupada pela região do pólo norte e tem um brilho intermédio. Estas três regiões serão novamente fotografadas na próxima semana, com uma resolução até 500 vezes superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário