domingo, 5 de julho de 2015

Sonda New Horizons entra em modo de segurança [atualizado]

Representação artística da sonda New Horizons durante a sua passagem por Plutão, a 14 de julho de 2015.
Crédito: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute (JHUAPL/SwRI).

Uma anomalia na New Horizons provocou ontem uma interrupção temporária nas comunicações com a Terra. O centro de controlo da missão perdeu o contacto com a sonda da NASA pelas 18:54 (hora de Lisboa), mas conseguiu restabeleceu as comunicações cerca de 1 hora e 20 minutos depois, pelas 20:15 (hora de Lisboa). Durante esse período, o piloto automático a bordo da sonda reconheceu o problema e transferiu as operações do computador principal para o computador de reserva. A sonda foi depois colocada em modo de segurança e foram dadas instruções ao computador de reserva para reiniciar as comunicações com a Terra.

A New Horizons está neste momento saudável e em contacto com o centro de operações da missão. A equipa da missão tem estado a reunir dados da telemetria para determinarem a raiz do problema e iniciarem um plano de recuperação. Como as comunicações com a Terra levam cerca de 9 horas a dar uma volta completa, espera-se que a sonda possa estar inteiramente restabelecida dentro dos próximos dias. Até lá, as observações científicas estão suspensas.

Atualização (06 de julho): A NASA anunciou que a causa do problema foi identificada e que a sonda reiniciará a sua atividade científica amanhã, dia 07 de julho. De acordo com o comunicado, a New Horizons entrou em modo de segurança devido a uma anomalia numa sequência de comando de uma das operações de preparação do encontro da próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário