sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O sopro da AR1158

A explosão solar de classe X do passado dia 15 de Fevereiro de 2011, vista em simultâneo por dois observatórios diferentes. As imagens do disco solar foram captadas em luz ultravioleta extrema pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (canal de 193 Å), e combinadas com imagens obtidas pelo coronógrafo LASCO do observatório SOHO. Estão representados dados recohidos durante cerca de 11 horas.
Crédito: SDO/AIA consortium/LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA.

A NASA publicou ontem este belo vídeo da explosão de classe X libertada pela mancha solar 1158 na passada madrugada de terça-feira. O vídeo combina dados recolhidos pelos dois observatórios solares SDO e SOHO.
Como podem observar, o fenómeno deu origem a uma ejecção de massa coronal, que se projectou na direcção da Terra. De acordo com o Space Weather Prediction Center, a nuvem de partículas subatómicas ainda não atingiu a magnetosfera terrestre, pelo que a actividade geomagnética mantém-se em níveis muito baixos. É de esperar, no entanto, a alteração deste cenário nas próximas 24 horas, com a ocorrência de períodos isolados de actividade moderada.

Sem comentários:

Enviar um comentário